quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Entrega de medicamentos para diabéticos e hipertensos gera polêmica no Jardim Kennedy I

Moradores do jardim Kennedy I, usuários de remédios controlados estão indignados com a entrega dos medicamentos. Cada mês é em um lugar diferente. Hoje como havia reunião com os hipertensos, todos os medicamentos controlados estavam sendo entregues na Igreja São João Batista sem aviso previo aos usuários.
Só recebia a informação na hora que comparecia ao PSF para retirar a medicação.
Ao chegar a Igreja, os medicamentos ainda estavam sendo separados pelas funcionários que trabalham como agentes comunitários de saúde. Ao invés de estar fazendo a função pela qual foi contratada.

Quais Atribuições específicas do Agente Comunitário de Saúde ?  (ACS) mora na comunidade e está vinculado à USF que atende a comunidade. Ele faz parte do time da Saúde da Família! Quem é o agente comunitário? É alguém que se destaca na comunidade, pela capacidade de se comunicar com as pessoas, pela liderança natural que exerce. O ACS funciona como elo entre e a comunidade. Está em contato permanente com as famílias, o que facilita o trabalho de vigilância e promoção da saúde, realizado por toda a equipe. É também um elo cultural, que dá mais força ao trabalho educativo, ao unir dois universos culturais distintos: o do saber científico e o do saber popular. O seu trabalho é feito nos domicílios de sua área de abrangência. As atribuições específicas do ACS são as seguintes: - Realizar mapeamento de sua área; - Cadastrar as famílias e atualizar permanentemente esse cadastro; - Identificar indivíduos famílias expostos a situações de risco; - Identificar área de risco; - Orientar as famílias para utilização adequada dos serviços de saúde, encaminhando-as e até agendando consultas, exames e atendimento odontólogico, quando necessário; - Realizar ações e atividades, no nível de suas competências, na áreas prioritárias da Atenção Básicas; - Realizar, por meio da visita domiciliar, e acompanhamento mensal de todas as famílias sob sua responsabilidade; - Estar sempre bem informado, e informar aos demais membros da equipe, sobre a situação das família acompanhadas, particularmente aquelas em situações de risco; - Desenvolver ações de educação e vigilância à saúde, com ênfase na promoção da saúde e na prevenção de doenças; - Promover a educação e a mobilização comunitária, visando desenvolver ações coletivas de saneamento e melhoria do meio ambiente, entre outras; - Traduzir para a ESF a dinâmica social da comunidade, suas necessidades, potencialidades e limites; - Identificar parceiros e recursos existentes na comunidade que possa ser potencializados pela equipe
(fonte:http://nosestudamos.blogspot.com/2008/05/psf-agente-comunitrio-de-sade.html) 

Nota do blog: Hoje, após questionamentos a respeito da entrega dos medicamentos, resolveram marcar nas carteirinhas o dia, horário e local para a retirada do próximo mês e pra nossa surpresa novamente será na Igreja.
 Se o PSF não tem estrutura para entregar medicamentos já não passou da hora da Prefeitura tomar providência? Enquanto o imóvel sugerido pela SAB Jardim Kennedy I , para ser utilizado pelo PSF está deteriorando, juntando mato e servindo de criadouro de animais peçonhentos.
 

sábado, 21 de janeiro de 2012

Número baixo de funcionários dificulta trabalha da Administração Regional Sul

A Zona sul é composta por vários bairros e a maioria bairros grandes.
A Administração Regional sul tem um pequeno grupo de trabalho e é lógico que este não dá conta do recado. Não é por menos pois  a demanda é muito grande. Clóvis Ricci o administrador, tem procurado atender todos os pedidos, mas precisa contar com a paciência dos moradores pois precisa trabalhar um bairro por vez.
Na semana passada sua equipe terminou o serviço no Jardim Paraiso e agora irá iniciar no Kennedy I. Antes mesmo de terminar o Kennedy I, o Jardim Paraíso estará precisando novamente.
Bem que a Prefeitura poderia melhorar a estrutura da Administração Regional Sul. Estamos vendo o esforço de Clovis Ricci, mas milagre ele ainda não consegue fazer.
Veja exemplo de serviço no jardim Kenney I:
Margem do córrego que corta os bairros Jardim Kennedy I e Jardim Aeroporto. Área verde da PMPC.

Depois de 6 meses de uso, Ponte da Rua Níquel apresenta problemas pela segunda vez...

Parece brincadeira o serviço realizado pela empreiteira contratada pela prefeitura de Poços de Caldas para execução da Obra na ponte da Rua Níquel, que caiu em 05 de janeiro de 2011.
Recordando: A obra só foi entregue no mês de junho, três meses depois apresentou problemas e agora novamente.
Assim fica difícil , né? O dinheiro do povo vai pro ralo.





quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Limpeza pública e o outro lado da moeda...


Muito se ouve reclamar sobre limpeza pública: terrenos baldios cheio de entulho, saco de lixo estraçalhado por cachorro e/ou cavalo, móveis jogados nas calçadas etc...
 A realidade é a seguinte: terrenos ficam cheios de matos, sem calçada e cerca ou muro. Muitas pessoas compram terrenos e deixam lá, dizem que é para valorizar. Falta de responsabilidade, tem mais que ser notificado.
Assim como aquela pessoa que aproveita um terreno desses e joga entulho, lixo e depois ficam reclamando que ratos, animais peçonhentos estão invadindo suas residências. Mas, tem também aqueles que saem de longe para depositar entulho longe de sua residência. Pimenta no olho dos outros é refresco.
Algumas pessoas, mesmo sabendo que o lixeiro passa nos dias: terça-feira, quinta-feira e sábado. Teimam em colocar o saco de lixo fora do dia e aí os animais que ficam Soltos devido à negligência de seus donos, fazem a festa e emporcalham a rua.
Em uma semana no Jardim Kennedy I, vimos roupas e sapatos jogados em terreno baldio, colchão abandonado em calçada, bem como armário escorado em muro e cheio de lixo.
Não demora muito para alguns que não tem o que fazer, rasgar o colchão e espalhar espuma pra todo lado, até que a chuva lave a rua e conduza essa espuma toda para dentro dos poucos bueiros que existem por aqui. Não será diferente o destino do armário.
O que está faltando pra muita gente é respeito e consciência ambiental. Esse é o exemplo que dão para seus filhos!

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Entra ano, sai ano e os problemas continuam...

Os problemas na zona sul continuam, vamos aborbar um a um que não teve a devida atenção por essa administração. Talvez por não achar de suma importância. Portanto senhores moradores, ao iniciarem as campanhas, receba todos os candidatos que baterem a sua porta, ouça-os com atenção, até por uma questão de educação.
Nós não temos área de lazer, Programa PMJ, Galeria de águas pluviais, calçadas nos terrenos  que pertencem a prefeitura... Mas educação nós temos de sobra e assim como educação temos que ter também responsabilidade. Isso é muito importante na hora do voto, não se deixe enganar por sorrisos fartos, conversa mole e principalmente, se oferecerem favores em troca de seu voto. Até porque seu voto não é mercadoria.