A Professora Anésia, como era chamada, nasceu na cidade de Botucatu, aos treze dias de janeiro de 1900. Em tenra idade perdeu os pais. E os tios chamaram a si a responsabilidade de encaminhá-la, com participação dedicada a Igreja presbiteriana, internando-a no Mackenzie College, onde passou a residir e a estudar.
Em 30 de junho de 1928, casou-se com o cirurgião dentista, Dr. José Pinto de Andrade Sobrinho, oportunidade em que o casol transferiu-se para Poços de Caldas, onde o marido instalou a sua clínica.Teve 03 filhos: Nesita, Leny e Jose Klinger este, pai do médico Oncologista de Poços de Caldas Marcos Eduardo de Andrade.
Dona Anésia funda , em 1936, o Externato Camargo Andrade, que percorreu importante trajetória de vida e desenvolvimento. Embora se tratasse de estabelecimento de ensino particular, Dona Anésia Camargo de Andrade, nunca olvidou as suas origens, ensinando, gratuitamente, os alunos carentes, com igual carinho e dedicação. Era o tributo a quem resgatava, por seu passado humilde, o tempo de Mackenzie que a acolheu de maneira inesquecível.
Como artista plástica, participou de importantes exposições, ombreando com pintores famosos na capital paulista. Sobressaindo-se com várias premiações que lhe deram destaque na pintura.
A formação recebida no Mackenzie tornou-a uma professora dedicada ao culto Metodista, sobressaindo-se em todas as campanhas beneméritas. A ela se deve o início do Bazar beneficente cujo resultado se destinava às famílias pobres, especialmente nas festas natalinas.
Dona Anésia, no período de Natal, também se encarregava da parte teatral, organizando, com seus alunos, uma peça própria daquele clima, levando à cena a peça " O Nascimento de Jesus". Dedicou-se, ativamente, aos trabalhos internos da Igreja, praticando com vivo entusiasmo os desígnios de Deus.
Encerrou a sua atividade profissional em 1970, tendo se dedicado 45 anos inteiramente a Poços de Caldas.
Faleceu aos 17 dias do mês de janeiro de 1993, em meio a uma legião de amigos, com o coração pesaroso: eram seus alunos. Sob sua urna mortuária pairava uma bandeira : a do Brasil, que ela soube amar e transmitir amor a seus discípulos.
Assim sendo, em 12 de março de 1996, o então vereador Professor José Castro de Araújo entrou com o Projeto de Lei n° 33/96 o qual denomina Professora Anésia Camargo de Andrade o CEMAE do Bairro Jardim Kennedy I. Projeto este que foi aprovado em única discussão por 14 votos, tendo 02 contra. Sendo assim, foi sancionado em 23/04/1996, n° 6.196 e Publicado no Jornal da Cidade de 26/04/1996.
Hoje é denominado Centro de Educação Infantil Anésia Camargo de Andrade.
(fonte: Câmara Municipal de Poços de Caldas)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Não publicaremos ofensas pessoais e xingamentos. Grato!