O comércio de equipamentos ( tipo caneta) de raio laser e seu uso irrestrito tem deixado a INFRAERO em alerta. Assim sendo a INFRAERO- Aeroporto Poços de Caldas está lançando uma campanha de alerta.
O feixe de luz aparentemente inofensivo acaba por dificultar a visibilidade dos tripulantes no momento das aterrissagens.
O oftalmologista Sisley Jean Araújo Viana, afirma que qualquer luz jogada direto na visão faz a pupila dilatar, provocando ardência nos olhos e ofuscamento momentâneo, mas que a exposição exagerada ao laser das canetas pode prejudicar a saúde ocular. Ele explica que os danos podem variar quanto à cor, ao comprimento da onda do raio laser e à amperagem.
"Os modelos de cor vermelha são os mais comuns e de raios de menor densidade, portanto menos nocivos. Já os verdes podem ser mais perigosos, uma vez que o epitélio pigmentar da retina é mais sensível à cor", detalha Sisley. Em relação à amperagem, o médico diz que os lasers a partir de 200 miliwatts (mW) já são capazes de causar graves lesões na retina.(Fonte:http://diariodonordeste.globo.com)
Como o comércio desse tipo de material é livre em lojas de produtos eletrônicos, assim como em internet e ainda com preços acessíveis, a utilização não está restrita somente aos dentistas e professores e passou a ser brinquedo nas mãos de crianças e adolescentes.
A esplanação desse assunto deve fazer parte do cotidiano, seja em casa, nas escolas, clubes etc...
O importante é divulgar que isso não é brinquedo e que é muito perigoso.
Gostaríamos de salientar ainda que muitos desses equipamentos são importados , portanto as informações impressas na embalagem e/ou produto não está em português, mas vem destacado em inglês a palavra "dangerous" que quer dizer "perigo".
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Não publicaremos ofensas pessoais e xingamentos. Grato!